Ouro Preto projeta Carnaval histórico



Ouro Preto se prepara para receber cerca de 50 mil foliões no Carnaval 2025, com a promessa de um dos maiores eventos da história da cidade. A festa contará com desfiles grandiosos das escolas de samba e um número recorde de blocos espalhados tanto na sede quanto nos distritos. Segundo a organização, a programação deste ano busca preservar a identidade cultural da cidade ao mesmo tempo em que traz novidades para os foliões.

Diferente de outras cidades, onde as festividades começam na sexta-feira, o Carnaval em Ouro Preto tem início já na quinta, com a abertura dos blocos ‘Os Conspirados’ e ‘Vermelho i Branco’. Em 2025, o município registrará seu maior número de blocos carnavalescos: 61 grupos desfilarão, sendo alguns dos destaques na sede o bloco Jesus é Bom a Beça, Bandalheira, Lajes, Bloco da Barra e Bateria Carabina. Nos distritos, a folia também se espalhará, com blocos como As Viúvas, em Rodrigo Silva, Os Barbeiros, em Cachoeira do Campo, e Fervendo Leite, em Santo Antônio do Leite.

As escolas de samba receberam, pela primeira vez, um investimento que ultrapassa meio milhão de reais. Cada uma das oito agremiações terá R$ 70 mil para investir na produção dos desfiles. Além disso, o município continua sendo palco de um dos maiores carnavais universitários do Brasil, com repúblicas estudantis organizando festas exclusivas e blocos que atraem jovens de diversas partes do país. Algumas dessas repúblicas também apoiam blocos de rua, garantindo a democratização da festa.

Para reforçar a segurança, a cidade contará com videomonitoramento utilizando tecnologia de reconhecimento facial em pontos estratégicos, além do uso de drones. Segundo as autoridades, 100 agentes da Guarda Civil Municipal estarão em atuação, juntamente com o reforço da Polícia Militar. Ambulâncias e equipes médicas também estarão de prontidão para atendimento emergencial.

Confira abaixo a programação:













Reprodução: Jornal Voz Ativa


Postagem Anterior Próxima Postagem