Ouro Branco avança em políticas de bem-estar animal


A Prefeitura de Ouro Branco firmou um Termo de Compromisso Positivo (TCP) com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para a criação de dois equipamentos voltados ao cuidado animal: um Centro de Acolhimento Transitório e Adoção (Cata) para cães e gatos e uma Unidade Básica de Saúde Veterinária (UBSVet). A medida é considerada um marco no manejo populacional e bem-estar animal no município.

O Cata funcionará como refúgio temporário para animais resgatados, promovendo uma política de recolhimento seletiva e focada na adoção responsável. Já a UBSVet oferecerá atendimentos veterinários gratuitos para animais pertencentes a famílias em situação de vulnerabilidade, além de animais abandonados ou vítimas de maus-tratos. Serão realizadas ao menos 30 consultas veterinárias semanais, além de atendimentos de urgência e emergência.

Ambos os equipamentos contarão com serviços de vacinação, controle de parasitas, castração, microchipagem e cadastramento, além de iniciativas para incentivar adoções. O trabalho do MPMG foi coordenado pela promotora de Justiça Marcela Nunes de Oliveira, com apoio de Luciana Imaculada de Paula, da Coordenadoria Estadual de Defesa dos Animais (Ceda).

A iniciativa consolida Ouro Branco como referência regional no cuidado animal e bem-estar, ampliando as políticas públicas voltadas à causa.


Previous Post Next Post