Os Correios já deu início ao tradicional programa “Adote uma Cartinha”, que permite que pessoas apadrinhem cartas de crianças em situação de vulnerabilidade social e realizem o sonho de um presente de Natal. Durante esse período, os cidadãos podem escolher as cartas de crianças e comprometer-se a entregar os presentes de acordo com os pedidos feitos nas correspondências.
A campanha Papai Noel dos Correios completa 35 anos e continua a emocionar tanto empregados quanto a comunidade local. Tudo começou com os funcionários dos Correios, que, comovidos pelas cartinhas de Natal escritas com as primeiras letrinhas ou desenhadas pelas crianças, decidiram transformar esses pequenos sonhos em realidade. A partir disso, a ação solidária, que desde 2010 também envolve alunos de escolas públicas, ganhou força e se espalhou por todo o Brasil.
O objetivo do projeto, além de realizar os desejos natalinos de crianças em situação de vulnerabilidade, é incentivar o aprendizado da escrita e o desenvolvimento cognitivo e emocional dos pequenos, promovendo um dos maiores presentes que uma criança pode receber: o estímulo à imaginação e ao afeto.
A ação permite que qualquer pessoa apadrinhe as cartas e se comprometa a realizar os pedidos, proporcionando momentos de alegria e fortalecendo os laços comunitários.